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quarta-feira, 22 de julho de 2015

Questões sobre Estrutura Geológica e Relevo



01-(EEEP 2015) São grandes cadeias montanhosas formadas pela movimentação das placas tectônicas, como os Andes na América do Sul, os Alpes na Europa e o Himalaia na Ásia. Como essas montanhas começaram a ser soerguidas há apenas 70 milhões de anos (início do Terciário) tempo muito recente na história geológica do­ planeta, elas também são chamadas de
A) dobramentos modernos
B) zona abissal
C) terrenos sedimentares
D) depressão do relevo
E) núcleos cratônicos

02-(Desafio National Geographic 2008-Fase Final) O alpinista paranaense Valdemar Niclevicz foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, feito alcançado em 1995. Situado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete, o Everest tem cerca de 8850 metros de altitude. As elevadas altitudes da montanha, muito procurada por centenas de alpinistas, como Niclevicz, podem ser explicadas por:
A) processos de desagregação de rochas e deposição de sedimentos de origem marinha ou fluvial.
B) movimentos orogênicos, resultando em soerguimentos associados à colisão entre placas tectônicas.
C) movimentos epirogênicos lentos e seculares, com ajustes verticais discretos nas estruturas rochosas.
D) processos acelerados de desgaste de camadas superficiais do solo, resultantes da erosão antrópica.
E) movimentos orogênicos decorrentes do afastamento acelerado de placas litosféricas continentais.

03-(Enem 2000)“O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nível do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.”
(Adaptado de Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, novembro de 1998, p. 12)
Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é:
A) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos.
B) pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.
C) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África.
D) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.
E) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

04-(EEEP 2011) Algumas rochas são originadas a partir da consolidação do magma, sendo que através de sua textura pode-se determinar as condições geológicas em que estas rochas se formaram. Ao saber a textura, consegue-se determinar o tamanho e a disposição dos minerais que compõem a rocha.
Assinale a alternativa que contém corretamente a sua denominação e um respectivo exemplo dessa rocha.
A) magmática / argilito     
B) sedimentar / estalactite
C) metamórfica / granito                      
D) sedimentar / basalto
E) magmática / granito

05-(Olimpíada Brasileira de Geografia 2015) O processo de desagregação de rochas, seja ele químico, físico ou biológico, é conhecido como intemperismo.
A formação de cavernas de calcário é considerada um exemplo de:
A) Intemperismo biológico pela atuação de raízes de árvores.
B) Intemperismo físico dado pelo impacto de fragmentos transportado pela água.
C) Intemperismo físico determinado pelo congelamento da água que penetra nas fraturas das rochas.
D) Intemperismo químico dado pela dissolução causada pela chuva ácida.
E) Intemperismo químico dado pela dissolução do calcário pela água.

06-(EEEP 2015) A ocorrência de petróleo, carvão mineral e gás natural está associada ao qual estrutura geológica?
A) dobramentos antigos
B) escudos cristalinos
C) dobramentos modernos
D) bacias sedimentares
E) crátons

07-(http://exercicios.brasilescola.com) As rochas, quando passam pelo processo de intemperismo, sofrem um processo de decomposição e desagregação, transformando-se em sedimentos ou material sedimentar, que podem ser transportados para outras áreas.
Os termos “decomposição” e “desagregação” acima destacados fazem referência, respectivamente, aos intemperismos:
A) químicos e físicos
B) físicos e químicos
C) naturais e antrópicos
D) biológicos e mecânicos
E) orgânicos e físico-químicos

08-(UECE 2013.1-2ª FASE) Tsunamis ou grandes marés oceânicas são decorrentes de
A) sismos em áreas oceânicas, motivando o deslocamento das ondas na direção da costa, onde menor é a profundidade e aumentando o atrito das águas com o fundo do mar.
B) pequena profundidade oceânica nos locais em que elas se originam, provocando o deslocamento súbito das águas oceânicas para o talude continental.
C) abalos sísmicos em que o epicentro se localiza em distantes áreas continentais.
D) erupções vulcânicas continentais, cujo deslocamento do material magmático se orienta na direção do litoral.
E) tornados com fortíssimos ventos, que provocam o deslocamento de gigantescas massas líquidas marinhas que atingem o continente.

09-(UNICAMP-adaptado) Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que
A) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão.
B) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.
C) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão.
D) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
E) a maior infiltração e o maior escoamento superficial favorecem o processo de intemperismo mecânico.

10-(EEEP 2015) Relevo caracterizado por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org
Acesso em: 12 de junho de 2015
O texto acima refere-se a qual formação de relevo?
A) duna
B) tabuleiro
C) planície
D) inselberg
E) falésia

11-(EEEP 2015) Os terremotos e os vulcões, assim como a força das águas realizam transformações na superfície terrestre.
Qual alternativa apresenta somente processos exógenos de formação do relevo terrestre?
A) erosão e tectonismo
B) vulcanismo e intemperismo
C) intemperismo e erosão
D) tectonismo e vulcanismo
E) deposição e infiltração

12-(EEEP 2015) Mais de 1.300 pessoas morreram, quase 2.000 estão feridas e um patrimônio cultural incalculável foi destroçado no terremoto de 7,9 graus na escala Richter que sacudiu o Nepal (...). O tremor, que teve epicentro a 150 quilômetros a oeste de Katmandu, afetou também a Índia, onde foram registradas mais de 30 vítimas fatais, e o Tibete, onde as autoridades chinesas confirmaram a morte de pelo menos uma dezena de pessoas. Também causou uma avalanche no Everest, provocando a morte de mais de dez alpinistas (...). [trecho adaptado].
Disponível em:
Acesso em: 12 de junho de 2015
O fenômeno natural ocorrido no Nepal, país asiático, está associado à (ao)
A) processos exógenos desencadeados pela erosão glacial.
B) colisão de placas tectônicas continentais.
C) afastamento de placas litosféricas que causa zona de distensão.
D) abalo natural devido à altitude da crosta terrestre.
E) processos internos associados ao aquecimento global.



Gabarito
12-B 11-C 10-E 9-D 8-A 7-A 6-D 5-E 4-E 3-D 2-B 1-A

Questões sobre População



01-(EEEP 2014) Quando nos referimos à população de um país, por exemplo podemos considerar os conceitos de populoso e de povoado, que envolvem respectivamente, a noções de população absoluta e de população relativa.
A população relativa de um país refere-se à (ao):
A) número de habitantes por quilômetro quadrado.
B) número de habitantes com o mesmo padrão cultural.
C) total de população feminina.
D) quantidade de pessoas que nascem a cada grupo de 1000.
E) número total de habitantes.

02-(EEEP 2014) O controle populacional foi uma das estratégias de desenvolvimento da China, que em três décadas saiu da miséria para se tornar a segunda potência econômica mundial. Maurice Strong, o idealizador da Rio 92, hoje consultor de sustentabilidade do governo chinês, diz que, mesmo querendo ter mais um filho, a maioria dos chineses entende que é do interesse do país limitar o crescimento populacional.
Disponível em: http://g1.globo.com                
Acesso em: 27 de maio de 2014.
Essa política de controle da natalidade, obriga os casais chineses à:
A) ter no máximo um filho de preferência do sexo masculino.
B) ter no máximo dois filhos, sendo que para ter o segundo é preciso pagar uma taxa.
C) ter no máximo três filhos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino.
D) ter apenas um filho homem.
E) não ter filho nos primeiros cinco anos de casamento.

03-(EEEP 2014) Como administrar uma organização com 7 bilhões de diferentes?
Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra.
Gênesis 1,28
A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano número 7 bilhões: uma pequena filipina de nome Danica, cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários do crescimento demográfico. Nasceu o heptabilionésimo bebê e a cada dia mais 219 mil novos habitantes chegam para compartilhar recursos de um planeta finito, com infindáveis carências básicas.
A população mundial levou 12.000 anos para chegar ao primeiro bilhão em 1800. Depois acrescentou o mesmo tanto em intervalos de 123 anos; 32 anos; 15 anos; 13 anos; 12 anos; e 12 anos novamente para chegar em 31/10/2011 em 7 bilhões de pessoas.
Essa fantástica expansão humana deveu-se a crescentes taxas de natalidade, queda de mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida. Mas o ritmo de nascimentos começa a diminuir e as projeções da ONU indicam que chegaremos em 8 bilhões em 2024 (intervalo de 13 anos); 9 bilhões em 2045 (intervalo de 21 anos); e finalmente 10 bilhões no final do século (intervalo de 55 anos), para então se estabilizar nesse patamar.
Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/7-bilhoes-de-pessoas-no-mundo.html
Acesso em: 27 de maio de 2014.
Com base no texto é CORRETO afirmar que:
A) o planeta não tem recursos para comportar 7 bilhões de habitantes.
B) a Ásia é o continente que apresenta o maior crescimento populacional.
C) o heptabilionésimo bebê da humanidade nasceu no continente mais populoso do mundo.
D) um dos fatores do crescimento populacional foi a diminuição da esperança de vida ao nascer.
E) não existe relação entre crescimento populacional e urbanização.

04-(Enem 2003)
Leia o texto I de Josué de Castro, publicado em 1947.
O Brasil, como país subdesenvolvido, em fase de acelerado processo de industrialização não conseguiu ainda se libertar da fome. Os baixos índices de produtividade agrícola se constituíram como fatores de base no condicionamento de um abastecimento alimentar insuficiente e inadequado às necessidades alimentares do nosso povo.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. Texto adaptado.

Leia o texto II sobre a fome no Brasil, publicado em 2001.
Uma das evidências contidas no mapa da fome consiste na constatação de que o problema alimentar no Brasil não reside na disponibilidade e produção interna de grãos e dos produtos tradicionalmente consumidos no País, mas antes no descompasso entre o poder aquisitivo de ampla parcela da população e o custo de aquisição de uma quantidade de alimentos compatível com as necessidades do trabalhador e de sua família.
Disponível em:
Comparando os textos I e II podemos concluir que a persistência da fome no Brasil resulta principalmente:
A) da pequena produção de grãos.
B) de uma rede de transporte insuficiente.
C) da carência de terras produtivas.
D) do processo de industrialização.
E) da renda insuficiente dos trabalhadores.

05-(UNEMAT) Sobre a População Brasileira é correto afirmar.
A) Apresenta alto grau de movimentação interna, sendo o Centro-Oeste a região de maior repulsão populacional.
B) A taxa de fecundidade da população brasileira vem aumentando significativamente no país.
C) A maioria da população brasileira está concentrada na faixa oeste do país, em que podem ser encontradas áreas com densidades superiores a 100 hab./km2. Já a porção leste do país é bem menos povoada, com predomínio de densidades inferiores a 10 hab./km2.
D) A população absoluta do Brasil e sua grande extensão territorial permitem-nos classificar o país como muito povoado, porém pouco populoso.
E) A partir de meados da década de 1960, a população urbana passa a ser mais numerosa que a população rural, em razão da industrialização que se acentua desde o final da década de 1950, provocando migrações do campo para a cidade.

06-(http://exercicios.brasilescola.com) A distribuição populacional no território brasileiro ocorre de forma irregular, sendo algumas regiões com muitos habitantes e outras com população pequena. A região brasileira mais populosa e povoada é:
A) Nordeste.
B) Sul.
C) Norte.
D) Sudeste.
E) Centro-Oeste.

07-(Vunesp) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo.
A essa relação da população x área, damos o nome de:
A) Taxa de crescimento.
B) Índice de desenvolvimento.
C) Densidade demográfica.
D) Taxa de natalidade
E) Taxa de fertilidade

08-(PUCPR) A estrutura demográfica brasileira caracteriza-se por:
A) Aumento da expectativa de vida, diminuição das taxas de fecundidade e de mortalidade e aumento da população com idade superior a 60 anos.
B) Aumento da fecundidade, redução da expectativa de vida e aumento das imigrações, indicando crescimento da população adulta.
C) Aumento nas taxas de fecundidade e natalidade e aumento nos indicadores de mortalidade infantil, indicando aumento do crescimento vegetativo.
D) Aumento da natalidade e da expectativa de vida, indicando crescimento demográfico significativo da população de 0 a 5 anos.
E) Aumentos das emigrações, indicando a falta de perspectivas de vida e decréscimo na quantidade de população jovem e adulta.

09-(UNIFOR-adaptado) Taxa de fecundidade é a mais baixa já registrada no país, segundo IBGE.
Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que o país está envelhecendo. A taxa de fecundidade da população em 2013 é de 1,77 (adaptado) nascimentos por mulher (contra 4,4 em 1980).
(www.cienciaesaude.uol.com.br – acesso em 14/09/2007)
queda da taxa de fecundidade pode ser associada, entre outras causas,
A) ao crescimento dos índices de urbanização em todo o país.
B) ao aumento da proporção de jovens no conjunto da população.
C) à redução dos desequilíbrios socioeconômicos entre as regiões.
D) ao aumento da população economicamente ativa no setor secundário.
E) à manutenção das altas taxas de mortalidade infantil.

10-(IBMEC) “A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões de habitantes – a população começará a declinar.”
(Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de setembro de 2007)
Entre os motivos da diminuição do ritmo de crescimento demográfico brasileiro e suas consequências é
correto afirmar que:
A) a aceleração da urbanização e o avanço da tecnologia médica contribuem para que, no ano de 2030, a população brasileira tenha majoritariamente um perfil jovem.
B) o aumento da expectativa de vida é consequência direta de políticas sociais implementadas em áreas rurais e relaciona-se com a queda da taxa de natalidade.
C) a queda da taxa de mortalidade infantil associada ao aumento da escolaridade promove o envelhecimento da população, o que resolverá o déficit previdenciário.
D) as mudanças relacionadas ao acesso da mulher ao mercado de trabalho e o aumento do nível de escolaridade colaboram para o envelhecimento da população brasileira.
E) com a diminuição da taxa de fecundidade, o governo brasileiro implementou programas de incentivo fiscal às famílias que tiverem mais que dois filhos.

11-(UNISC) A população do Brasil é
A) regularmente distribuída, predominando os brancos e, etariamente, o jovem.
B) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia.
C) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro.
D) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.
E) irregularmente distribuída, predominando, etnicamente, o branco e, etariamente, o adulto.

12-(EEEP 2015) A popularização dos métodos contraceptivos, como pílulas ainticoncepcionais, preservativos, diafragmas e esterilização, aliada aos programas de planejamento familiar desenvolvido pelo Estado brasileiro, contribuíram para a redução da taxa de natalidade.
Com isso, houve também uma sensível queda da
A) taxa de migração
B) escolaridade feminina
C) taxa de fecundidade
D) quantidade de mulheres no mercado de trabalho
E) população economicamente ativa

13-(EEEP 2015) De acordo com as projeções demográficas, em 2050, o Brasil contará com cerca de 64 milhões de idosos, cerca de 30% da população. A velocidade com que o processo de envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo nos coloca diante de uma nova realidade demográfica e de um grande desafio: garantir melhor a qualidade de vida a esse crescente número de idosos.
A conquista de um envelhecimento ativo e saudável passa, necessariamente, pelo (a)
A) diminuição relativa da população idosa em relação às outras duas faixas etárias.
B) readequação das políticas públicas voltadas para atender às necessidades da população idosa. C) aumento da natalidade e diminuição das expectativas de vida.
D) criação de previdências privadas para garantir uma melhor segurança social aos idosos.
E) elevação da idade para aposentaria e consequentemente, aumento da população economicamente ativa.





Gabarito
13-B 12-C 11-E 10-D 9-A 8-A 7-C 6-D 5-E 4-E 3-C 2-B 1-A
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