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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tecnologias na Educação

Estamos vivendo na sociedade da informação, onde o conhecimento é a energia para o desenvolvimento dessa sociedade cada vez mais complexa em suas relações. Neste contexto, as novas tecnologias, trouxeram grande impacto nas relações sociais, e consequentemente na relação educacional entre professores e alunos. Sobre o assunto, afirma Pozo: Vivemos uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. A sociedade exige especializações de conhecimentos articulados aos novos desafios sociais, sendo que as chamadas novas tecnologias educacionais, incluindo a internet que tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais, caracterizam-se como ferramentas capazes de fornecer condições para preparar cidadãos e profissionais capacitados a inovar o meio em que convive. O ensino formal não deve ser incompatível com a realidade social dos alunos e do mundo do trabalho, ou seja, o meio educacional necessariamente deve ser inclinado às exigências sociais e profissionais, nesse sentido, a educação escolar, materializada na sala de aula deve desenvolver competências inseridas às novas exigências da sociedade contemporânea na qual inclui a utilização das novas tecnologias, como o computador e a internet. Todavia, afirma Pozo e Pérez Encheverría: Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções extremamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem. Faz-se necessária uma nova concepção de ensino e aprendizagem que inclua uso frequente das modernas tecnologias para melhorar às aulas e a relação aluno-professor, aprimorando os processos de transformação de informações em conhecimento. Para tanto, o professor deve dominar totalmente a utilização das novas mídias e os alunos devem ser sensibilizados da importância de sua inclusão tecnológica no processo educacional. Nas escolas contemporâneas deixamos as enciclopédias de lado e substituímos seu uso pelas enciclopédias digitais e pela consulta a portais virtuais. Utilizamos sistemas e apresentações eletrônicas para tornar as aulas mais atrativas. Muitos trabalhos passaram a ser baseados nas informações disponíveis na rede mundial de computadores e, com isso, trouxeram benefícios e riscos, mudando as tradicionais formas de aprender e de ensinar. O uso das tecnologias educacionais torna-se cada vez mais importante na execução das atividades relacionadas ao ensinar e ao aprender visto que os alunos estão a cada dia mais familiarizado com as novas tecnologias que pressupõe o domínio de novas técnicas e novas linguagens e os professores buscam novas metodologias para incrementar o momento da aula. Segundo Silva, “a técnica é a forma humana de saber, implica uma metodologia operacional controlada: o saber fazer com conhecimento de causa. A tecnologia surge, quando se adquire, sob o modo do logos, a compreensão de tal saber fazer, quando se acrescenta reflexão à técnica.” Nesse sentido faz necessária a utilização reflexiva da tecnologia no conjunto das atividades educacionais concretas. Apesar de toda contribuição das novas tecnologias para a educação, é certo que elas não são a solução para todos os males. No papel de ferramentas pedagógicas de apoio, elas não devem ser consideradas como substitutas das práticas que envolvam o relacionamento humano dentro da sala de aula, entre professor e aluno e entre os estudantes. Isto porque as novas tecnologias dependem de intermediações inteligentes e articuladas pré-estabelecidas para fornecer um ambiente de aprendizagem. A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor, é preciso que o professor tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino. O grande desafio encontra-se em utilizar às tecnologias de forma a criar esse ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem. O aparelho de vídeo, com um monitor (TV), está cada vez mais popular. A maioria das escolas públicas e particulares possue, no setor de audiovisuais, televisores com diversas funções e com vídeo incorporado, facilitando o transporte e uso dos mesmos. Um data show, que projete a imagem do vídeo numa tela, como num cinema, você encontra em determinadas situações. Ter uma videoteca disponível é uma prova das tecnologias na escola. Mas poucas instituições organizam um setor do gênero. Laboratórios de informática, ainda limitados a algumas escolas, podem são disponíveis para usos múltiplos. As possibilidades do uso das novas tecnologias educacionais são inúmeras. As tecnologias, dentro de um projeto pedagógico inovador, facilitam o processo de ensino-aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as outras escolas, aumentam a interação, permitem a personalização e se comunicam facilmente com o aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e os meios de comunicação do dia a dia. (Moran in Pachane) Portanto, as novas tecnologias se usadas de forma adequada constituem ferramentas pedagógicas e didáticas capazes de melhorar de maneira significativa os processos educacionais. Bibliografia Jornal Metodista. Página 78. A evolução das novas tecnologias na Educação. 
Disponível em: www.metodista.br. 
Acesso em: 31 de mai. De 2012 
Pozo, Juan Inácio; Silva, Bento Duarte da; Pachane, Graziela Giusti. Tecnologias na Educação: ensinado e aprendendo com as TIC. In Salgado, Maria Umbelina Caiafa e Amaral, Ana Lúcia (org.). Brasília. Ministério da Educação, 2008.

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