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domingo, 15 de junho de 2014

Educação Ambiental e Formação Docente: Realidade e Desafios


A temática ambiental vem ganhando cada dia mais espaço nas discussões acadêmicas, nos meios de comunicação e na escola. O debate tem se ampliado muito em função das preocupações da sociedade com temas como o aquecimento global e mudanças climáticas, escassez de água doce, poluição do ar nas grandes cidades industriais etc. Essas preocupações tem mobilizado as diversas esferas da sociedade e como era de se esperar, as resposta de alguns governos foi incluir na planejamento público, políticas ambientais. Sobre a educação ambiental no Brasil, Barbosa (2008, p. 2) afirma que:
“As políticas públicas da educação no Brasil fomentadas pelo Órgão Gestor (OG) da Política Nacional de Educação Ambiental vêm levando em consideração uma educação ambiental crítica, participativa, transformadora e emancipatória (...).”

Nesse sentido, a educação ambiental visa fomentar a transformação da mentalidade ambiental, incentivando a participação da sociedade nas questões mais importantes e formação docente se faz a partir dessa visão crítica e emancipatória.
Os desafios da implementação de uma eficaz política de educação ambiental no país são enormes, visto que existe uma diversidade de problemas ambientais a serem postos na pautas das discussões sociais e uma infinidade de ações mitigadoras e propulsoras de soluções teóricas e práticas diante da questão. Umas dessas ações no contexto de uma política ambiental abrangente é a formação dos professores. Sobre esse assunto, Oliveira e Carvalho (2012, p. 485) afirmam que:

A inserção quantitativa de práticas educativas ambientais nas escolas de educação básica no Brasil já é uma realidade, embora os estudos indiquem sua fragilidade qualitativa. Entre os aspectos a serem compreendidos em busca dessa qualidade, está a prática profissional dos professores.
Essa prática profissional exige uma boa formação docente no âmbito da escola e das práticas ambientais, uma formação capaz de criar no estudante uma capacidade de agir diante de sua realidade ambiental e social, transformando-a.

Referências bibliográficas

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas Públicas de Educação Ambiental numa Sociedade de Risco: Tendências e Desafios no Brasil. IV Encontro Nacional da Anppas: Brasília – DF, 2008 
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf>. 
Acesso em: 05 mar. 2014.
OLIVEIRA, Maira G. e CARVALHO, Luiz Marcelo. Políticas Públicas de Formação de Professores e de Educação Ambiental: Possíveis Articulações? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14. Rio Grande do Sul: 2012. 
Disponível em: < http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/viewFile/305/192> 
Acesso em: 05 mar. 2014.



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