A temática ambiental vem
ganhando cada dia mais espaço nas discussões acadêmicas, nos meios de
comunicação e na escola. O debate tem se ampliado muito em função das preocupações
da sociedade com temas como o aquecimento global e mudanças climáticas,
escassez de água doce, poluição do ar nas grandes cidades industriais etc.
Essas preocupações tem mobilizado as diversas esferas da sociedade e como era
de se esperar, as resposta de alguns governos foi incluir na planejamento
público, políticas ambientais. Sobre a educação ambiental no Brasil, Barbosa
(2008, p. 2) afirma que:
“As políticas públicas da educação no Brasil
fomentadas pelo Órgão Gestor (OG) da Política Nacional de Educação Ambiental
vêm levando em consideração uma educação ambiental crítica, participativa,
transformadora e emancipatória (...).”
Nesse sentido, a
educação ambiental visa fomentar a transformação da mentalidade ambiental,
incentivando a participação da sociedade nas questões mais importantes e
formação docente se faz a partir dessa visão crítica e emancipatória.
Os desafios da
implementação de uma eficaz política de educação ambiental no país são enormes,
visto que existe uma diversidade de problemas ambientais a serem postos na
pautas das discussões sociais e uma infinidade de ações mitigadoras e
propulsoras de soluções teóricas e práticas diante da questão. Umas dessas
ações no contexto de uma política ambiental abrangente é a formação dos
professores. Sobre esse assunto, Oliveira e Carvalho (2012, p. 485) afirmam
que:
A inserção quantitativa de práticas educativas
ambientais nas escolas de educação básica no Brasil já é uma realidade, embora
os estudos indiquem sua fragilidade qualitativa. Entre os aspectos a serem
compreendidos em busca dessa qualidade, está a prática profissional dos
professores.
Essa prática
profissional exige uma boa formação docente no âmbito da escola e das práticas
ambientais, uma formação capaz de criar no estudante uma capacidade de agir
diante de sua realidade ambiental e social, transformando-a.
Referências bibliográficas
BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas Públicas de Educação Ambiental
numa Sociedade de Risco: Tendências e Desafios no Brasil. IV Encontro
Nacional da Anppas: Brasília – DF, 2008
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf>.
Acesso em: 05 mar. 2014.
OLIVEIRA, Maira G. e CARVALHO, Luiz Marcelo. Políticas Públicas de Formação de Professores e de Educação Ambiental: Possíveis Articulações? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14. Rio Grande do Sul: 2012.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf>.
Acesso em: 05 mar. 2014.
OLIVEIRA, Maira G. e CARVALHO, Luiz Marcelo. Políticas Públicas de Formação de Professores e de Educação Ambiental: Possíveis Articulações? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14. Rio Grande do Sul: 2012.
Disponível em: < http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/viewFile/305/192>
Acesso em: 05 mar. 2014.
Acesso em: 05 mar. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário