Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Questões sobre tecnologias cartográficas



01-(Fmtm) Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantâneo e a velocidade de um ponto na superfície terrestre ou próximo dela, através das coordenadas geográficas. O apoio técnico ao sistema é dado por uma constelação de 24 satélites distribuídos por 6 órbitas em torno da Terra.Pode ser aplicado em vários ramos de atividade, em que a localização geográfica é uma informação necessária. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegação aérea, marítima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realização de levantamentos topográficos e geodésicos, demarcação de fronteiras, unidades de conservação e de terras indígenas e implantação de eixos rodoviários, além do monitoramento de caminhões de carga, carros ou qualquer tipo de transporte.
O texto refere-se ao processo de localização por
a) Aerofotogrametria.
b) SIGs.
c) Projeção de Mercator.
d) Representação Cartográfica Tridimensional.
e) Sistema de Posicionamento Global – GPS.

02-(Desafio National Geographic 2008-fase local) Os satélites artificiais são colocados na órbita da Terra para localizar com precisão pontos na superfície do planeta, pesquisas científicas, telecomunicações e coleta de imagens, entre outros. Muitas dessas in­formações já fazem parte do cotidiano das pessoas, como acompanhar a previsão do tempo e atualizar-se sobre a situação da devastação de florestas.
Com base no texto, pode-se concluir que as inova­ções tecnológicas citadas acima:
(A) aumentaram a dependência das sociedades hu­manas em relação às forças naturais.
(B) contribuem para reduzir o controle das forças naturais pelas sociedades humanas.
(C) promoveram o domínio pleno das forças naturais pelas sociedades humanas.
(D) diminuem o risco de ocorrência desastres naturais como terremotos e enchentes.
(E) permitem às sociedades humanas acompanhar a ação de certas forças naturais.

03-(UEA) As imagens de satélite têm sido utilizadas na geografia em uma grande variedade de aplicações, entre as quais destaca-se.
a) a catalogação de monumentos arqueológicos abaixo da superfície do solo.
b) a identificação de minerais de interesse comercial em águas profundas.
c) o auxílio na interpretação dos fluxos de produtos agrícolas, devido à modernização no campo.
d) o monitoramento das mudanças relacionadas ao uso da terra.
e) a reflexão acerca dos movimentos sociais existentes no campo e na cidade.

04-UNIMONTES) Área desmatada em agosto é 220% maior que mesmo período do ano passado. A área de destruição de florestas da Amazônia legal (área que engloba os estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e a área de ocorrência de vegetações amazônicas) no mês de agosto foi de 522 km2. Os dados foram fornecidos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O desmatamento é 220% maior que o ocorrido no mesmo período do ano passado. Também é o maior índice de perda de florestas neste ano. A área desmatada no último mês é pouco maior que o município de Porto Alegre. Neste ano, a área devastada é de 1.562,96 km2, maior que o tamanho da cidade de São Paulo. Os Estados do Pará e do Mato Grosso foram os que mais perderam florestas, com 227 km2 e 208 km2 de área desmatada, respectivamente.
Esse monitoramento do desmatamento é realizado através de
a) fotografias aéreas.
b) imagens de satélite.
c) cartas topográficas.
d) sistema GPS.
e) Glonass.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger