Páginas

domingo, 15 de junho de 2014

Impactos Ambientais no Campo

Entre os principais impactos ambientais do campo destacam-se a adoção de técnicas inadequadas de cultivo e o uso excessivo de fertilizantes e pesticidas na agricultura.

O manejo inadequado do solo 
A queda da fertilidade do solo por falta de reposição de nutrientes, o pastoreio excessivo das pastagens, o intenso preparo dos solos com equipamentos inapropriados e a monocultura são importantes fatores de degradação dos solos.
O cultivo em encostas sem terraceamento, as queimadas, o plantio excessivo, a irrigação indevida e a redução das florestas, intensificam o processo erosivo causando grandes impactos nas áreas rurais. A queda da fertilidade dos solos e a perda de áreas para plantio são exemplos desses impactos.

Agrotóxicos e fertilizantes 
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo (Anvisa, 2008).
Em muitos lugares, a atividade agropecuária contamina as águas ao utilizar fertilizantes e agrotóxicos e ao descartar efluentes com altas concentrações de nitrogênio.
No solo, a poluição química pode provocar a morte dos microrganismos. Os produtos tóxicos utilizados nas lavouras contaminam alimentos e poluem as reservas de água potável.

Referências Bibliográficas

Nenhum comentário:

Powered By Blogger