Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Impressões sobre hipertexto.

O hipertexto é uma maneira de “viajar pelo mundo vasto e complexo da informação” de forma que os canais disponíveis são pontes para transformar essas informações em conhecimentos seletos que são necessários.
Minha impressão é que o hipertexto é uma formar de voar pelo conhecimento, onde se alia a teoria à prática, da informação na hipermídia.
A dinâmica específica do hipertexto diz respeito a forma de organização e disposição dos links para navegação. Esses links, devem antes de mais nada seguir uma sequência lógica de informações, para que o leitor possa ter acesso de forma rápida e dinâmica aos estudos disponíveis em um ou mais sites. É necessário que os links estejam interligados de forma que haja uma contextualização dos assuntos a serem acessados.
O hipertexto pode ser considerado uma forma de leitura, e essa leitura deve ser antes de mais nada linear no sentido de conter coerência e coesão na abordagem em pauta, porém há de se questionar se o hipertexto é ou não linear. Na verdade o hipertexto pode ser considerado uma coletânea de textos lineares, sequenciais, que não devem perder a coerência parcial dos assuntos dispostos.
O importante é que essa ferramenta é um dispositivo a mais que pode ser trabalhado como recurso útil na aquisição de informação e na transformação dessas informações em conhecimentos para serem utilizados no dia a dia, bem como na educação, no trabalho do professor e do aluno.
Mas salientamos que toda informação deve ser avaliada e selecionada para depois ser utilizada, sejam em textos ou hipertextos.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger