Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

“Quem sou como professor e aprendiz”

Desafio e trabalho são palavras de destaque no vocabulário do professor atual. Sabemos que o mundo exige cada vez mais conhecimentos e que o tempo para aprender é cada vez mais curto. Nesse cenário educacional que temos que nos deparar, tenho tentado aprimorar minhas metodologias e conceitos, procurando sempre instigar meus alunos a terem uma visão crítica e reflexiva do mundo em que vivemos.
Estou disposto a mudar meu modo de agir se perceber que os resultados não são o esperado, pois sei que ser flexível não é ser fraco e sim dinâmico, visto que sempre temos algo novo a se trabalhar para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A prática docente exige do professor um constante aprendizado, não só de conteúdo, mas de experiências diárias, tanto em sala de aula como fora dela. Por isso é importantíssimo eu como professor, está sempre disposto a aprender. Nessa perspectiva a relação aluno-professor, professor-aluno deve ser uma relação respeitosa de ambos os lados, pois não se pode cobrar o que não se faz, e dessa forma que eu procuro agir. Outra coisa importante nessa relação, muitas vezes conflituosa, é respeitar as diferenças de pensamentos e concepções, pois, não existe ponto de vista errado, existe ponto de vista. O aluno também tem opinião, pois é um ser educacional ativo e respeitar a opinião de meus alunos é uma prática que eu procuro nunca esquecer.
Tenho procurado aprimorar minhas metodologias de trabalho de modo que eu ensine o aluno aprender a aprender as novas tecnologias que o mundo exige, só assim meu aluno conseguirá atuar de forma reflexiva, aprendendo a conviver num mundo cheio de obstáculos e desafios que não são insuperáveis, apenas exige preparação, reflexão e ação.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger