Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Relatório de Aula de Campo

Elaboração de Trilhas Ecológicas

Sábado, dia de setembro de , pela manhã, alunos da turma de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, sob orientação do Professor Wagner Costa, disciplina de Planejamento Ambiental, realizou uma aula de campo com o objetivo de demonstrar a elaboração do Projeto Trilha Ecológica.
A primeira trilha a ser observada, foi organizada no Sítio Buenos Aires, na localidade de Tijucussu II, município de Cascavel, onde os alunos organizaram a Conferência de Agricultura Sustentável. Na ocasião foram abordados temas como, agricultura sustentável, agronegócio, processo de fertilização e irrigação e produção, beneficiamento e exportação de produtos do Sítio Buenos Aires.
O evento contou com a participação dos alunos da 3ª série do Colégio Vicente Dourado – CVD, na qual interagiram com os alunos palestrantes da UVA, com a realização de perguntas. O evento contou ainda com a participação da Sra. Érica, técnica da EMATERCE, que falou das ação e dos projetos do órgão para o município de Cascavel e para todo Ceará.
Dando continuidade ao evento foi realizado um percusso ecológico na conhecemos as culturas desenvolvidas no sítio como a goiabeira, o cajueiro, a mangueira, a cana de açúcar e a batata doce.
Para encerrar o evento foi realizado uma degustação com produtos advindos da produção do sítio como o doce de goiaba e a cajuína.
Na parte da tarde foi realizada e desenvolvida a trilha ecológica “Encantos do Canto Verde”, na localidade de Prainha do Canto Verde, município de Beberibe. A primeira parada da trilha foi na “Barraca Palhoça Por-do-Sol”, onde foram abordados temas como localização geográfica do local, história e gastronomia. A segunda parada, realizada à beira-mar, o tema desenvolvido foi a pesca local, mais adiante na terceira parada, na Loja “Artesanato da Lu”, o tema discutido foi o artesanato local, quarta parada na Pousada da Mãezinha foram abordados temas como turismo sustentável e desenvolvimento local e na quinta e última parada na sede da Associação dos Moradores foi abordado temas como história da associação, organização comunitária, projetos captados, e a importância da Resex (Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde) para a população local. Na ocasião tivemos a participação de alguns membros da Associação de Moradores como o Sr. Antônio Aires e o Sr. Renner. Falaram de desenvolvimento local, dos projetos comunitários e enfatizaram a importância da Resex para os nativos.
Ao final o Professor Wagner Costa agradeceu a participação de todos e disse estar muito satisfeito como os trabalhos desenvolvidos.

Edivaldo Bessa Pereira
Alunos do Curso de Geografia da UVA

Nenhum comentário:

Powered By Blogger