Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Refletindo sobre hipertexto

Para começarmos nossa reflexão sobre o significado e a importância do hipertexto vamos observar o conceito de um dos pioneiros em tecnologia da informação e o criador do termo hipertexto e hipermídia, o estadunidense Ted Nelson:
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto, acesso em 26/08/2009)
O hipertexto é muito mais que uma simples ramificação, onde abrem-se janelas para novas informações. É antes de mais nada uma forma de navegação por canais interligados de informação, cujo, o interessado em utilizar tais informações viajam através de links de forma rápida e eficaz. Junto com o conceito de hipertexto, surge o conceito de hipermídia que são ramificações complexas que utilizam mídias com sons e filmes, gráficos etc. Essas duas ferramentas são interessantíssmas e muitos úteis para auxiliar a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger