Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1.1 Retrato do lugar

Saindo da sede do município de Beberibe, via CE-40 em direção a leste, adentrando na sede do distrito de Sucatinga, percorrendo 5 Km por via asfaltada, chega-se à comunidade da Praia da Barra da Sucatinga. Essa localidade dista 20 Km da sede do município, tem uma população estimada de 843 habitantes (Colônia dos Pescadores Z-11, 2008) dividida em 227 domicílios (Secretaria da Saúde de Beberibe, 2008), ocupando uma área de um complexo fisiográfico muito rico, com variados elementos costeiros, na qual iremos analisar adiante.
Nesse contexto, essa comunidade cresce de forma natural sem um planejamento urbanístico adequado que leve em consideração as pessoas e o meio ambiente.
O turismo como alternativa de desenvolvimento local é pouco explorado, visto que a comunidade não dispõe de muitos equipamentos para esta finalidade, além de muitos residentes não se atentarem para o potencial do lugar. Entendemos aqui potencial turístico como a gama de unidades naturais, sociais e culturais que podem ser utilizados como atratividade turística.
A beleza paisagística da Praia da Barra da Sucatinga foi cenário no ano de 2000 do reality show No Limite, da Rede Globo de Televisão. Naquela ocasião o local foi chamado ficticiamente de Praia dos Anjos, onde nas noites de domingo, enquanto os participantes competiam, os telespectadores observavam uma paisagem natural, desenhada por lagoas, falésias, dunas, coqueirais, matas e um imenso mar azul.
Acreditava-se que a partir do sucesso do programa, o lugar despontasse como o novo núcleo turístico de Beberibe. Isso não aconteceu, pois não houve apoio governamental com relação a promoção do destino e capacitação profissional das pessoas do lugar, nem a comunidade estava preparada para tirar proveito do sucesso e da oportunidade repentinas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger