Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A atividade turística é uma das mais importantes da política governamental do Estado do Ceará, e é uma das mais promissoras do mundo, sendo que a atividade tem apresentado uma crescente considerável nos últimos anos. Entretanto, assim como quase todas as atividades humanas, o turismo causa impactos negativos tanto ao meio ambiente natural como ao meio ambiente cultural, modificando principalmente as pequenas comunidades, como é o caso da comunidade estudada, a Barra da Sucatinga. Por isso a atividade turística, dentro de uma perspectiva sustentável de desenvolvimento, demanda um planejamento de certa forma rigoroso, e uma gestão participativa, na qual a comunidade local possam tomar as decisões que julguem melhor.
Na caso específico da Barra da Sucatinga, uma comunidade de pescadores no litoral beberibense, o potencial turístico local deve ser trabalhado de forma sustentável, aproveitando a vocação do núcleo para a prática do turismo de sol e praia e o ecoturismo. Entretanto, foi detectado que é muito importante o desenvolvimento do poder público, principalmente o ente municipal, que as muitas vezes se encontra ausente, e também a iniciativa privada, apoiando projetos definidos pela comunidade.
Portanto, o potencial turístico da comunidade, defendido e discutido nesse trabalho, deve ser explorado de forma sustentável com o intuito de desenvolver socialmente a comunidade, trazendo qualidade de vida para os residentes nativos e satisfação para o turista ou visitante que venham desfrutar do local.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger