Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2.2 Ocupação pelas segundas residências

A segunda residência
é uma modalidade de alojamento para a população diferenciada em termos de poder de compra. Diferenciada pelo fato de poder possuir uma segunda residência para fins de semana, férias, e que é também uma alternativa de investimentos (Seabra apud Coriolano, 1998, p. 122).
Esse tipo de ocupação na Barra da Sucatinga procura as áreas mais próximas do mar, como a rua principal e a Rua da Proafa. Esse espaço foi doado por um proprietário local através de associação local para os pescadores e os filhos dos pescadores que não tinham residências próprias. A rua tem localização geográfica privilegiada, sendo que no quintal das casas que ficam voltados para a praia a vista é panorâmica para mar.
Por sua localização geoestratégica na fisionomia do local, as casas dos moradores dessa rua, na sua maioria família de pescadores é bastante visadas por pessoas de fora, interessadas em possuir uma segunda residência em uma praia bela e tranqüila.
Iludidos pelo dinheiro “fácil”, alguns moradores acabaram por vender suas casas e foram morar longe da praia.
Sobre o assunto Coriolano (1998, p.123) fala:
Nessa segunda ocupação, os terrenos e a própria natureza viraram mercadorias. Houve uma revalorização desses espaços em decorrência dos novos usos do lazer e do turismo. Assim os residentes foram e são levados a vender sua própria casa de morada.
Com a revalorização dos lotes, os espaços na Barra da Sucatinga vão ficando segregados, reflexo da segregação social existente praticamente em todo o litoral cearense.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger