Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

3.3 O potencial da Barra da Sucatinga para a prática do turismo de sol e praia

O turismo de sol e praia vem sendo praticado em todo litoral cearense, especialmente no Litoral Leste, na chamada Costa do Sol Nascente. Isso porque a região dispõe de maior infra-estrutura turística se comparada com o Litoral Oeste.
Na intenção de implantar uma infra-estrutura capaz de desenvolver o turismo no Litoral Leste, o Governo do Ceará direciona os recursos do PRODETUR-CE, para essa região, onde foram identificadas áreas especificas para investimentos. O PRODETUR-CE pretende dessa forma projetar o estado para a Região Nordeste e também para o mercado turístico nacional e até internacional.
Esse programa nos mostra a importância estratégica do litoral para desenvolver as regiões costeiras através do turismo de sol e praia.
No mundo todo fluxos de turistas cada vez maiores procuram as áreas de praias. Isso acontece pela valorização que a mídia tem dado à praia e pela beleza naturalmente dinâmica que essa região possui.
São diversos os ingredientes de atividade turística que a faixa litorânea cearense tem. O mais marcante é o sol, que reina em todas as estações do ano.
O litoral do município de Beberibe vem sendo explorado efetivamente através do turismo desde os anos 80. As praias de Morro Branco e Praia das Fontes foram os primeiros núcleos turísticos.
Ainda são os núcleos mais procurados. Abrigando 54 km dos 573 km da costa cearense, o que equivale quase 10% do litoral do estado, Beberibe dispõe de muitas belezas naturais em sua faixa litorânea.
A Praia da Barra da Sucatinga pode ser considerada uma síntese dos geossistemas litorâneas do município e também do estado. Em uma pequena área geográfica observamos a ocorrência de dunas fixas e moveis, falésias, mata costeira, pequenas fontes de água doce, faixa de areia com relativa preservação, coqueirais e um imenso mar, o Oceano Atlântico. A faixa praial aliada ao calor do sol com a temperatura média anual em torno de 28° C, podem ser considerados os fatores que mais atraem turistas e visitantes durante todo o ano, principalmente, nos meses de janeiro e julho, seguindo a tendência da demanda do município, como mostra o gráfico abaixo que percentualiza a demanda turística de Beberibe ano de 2007.
Gráfico 1

Fonte: Prefeitura Municipal de Beberibe, 2008
O banho de mar aliado ao banho de sol são os principais fatores da demanda turística pelo litoral.
“Se para os povos da Antiguidade o mar era tenebroso (...), na Modernidade descobre-se o prazer que o mar, os litorais e as praias podem proporcionar (Coriolano e Silva, 2006, p. 121).
Assim, a Praia da Barra da Sucatinga com uma faixa praia de certa forma larga, com espaço para atividades como o banho de sol e práticas recreativas pode ser considerada um local potencial para a prática do turismo de sol e praia.
As jangadas representam a símbolo máximo da originalidade que ainda resiste nas tradições da comunidade. São dezenas de embarcações (jangadas, botes, barcos) que embelezam a paisagem da praia, dando-lhe características de uma praia rústica, mas muito bonita.
De um lado a praia encontra-se com recifes e pedras esculpidas pela ação diária das ondas, além de uma faixa de falésias. do outro lado a praia revela uma paisagem formada por dunas.
Perto da praia encontram-se alguns bares e barracas que funcionam como ponto de apoio para as pessoas que estão tomando banho de mar e sol.
A prática do turismo de sol e praia enfrenta alguns problemas que precisam ser resolvidos através da união do poder e comunidade local. São eles:
O trânsito de veículos, que tira a tranqüilidade de banhistas que está a beira mar;
A falta de placas educativas, que conscientize os freqüentadores da praia para preservá-la;
O lixo causado tanto por pessoas de fora como os próprios residentes;
E a falta de profissionais salva-vidas para dar mais tranqüilidade aos banhistas.

É indispensável uma gestão integrada da população local, poder público e iniciativa privada para minimizar os impactos negativos que a atividade turística tem causado nas regiões praianas do município.
É notário o interesse da iniciativa privada pelas praias de Beberibe. São projetos, alguns já abandonados, de grandes empreendimentos. Alguns desses empreendimentos não respeitam a legislação, não levam em consideração os interesses da população local e acabam por não desenvolver. É o que está acontecendo na Praia das Fontes.
A implantação desses grandes empreendimentos sem as precauções necessárias para causar o verdadeiro desenvolvimento local é de certa forma “incentivada” pela ausência de um planejamento turístico integrado no município. Com relação ao planejamento do turismo, Rodrigues (1997, p. 100) fala que:
Diferentemente de outras atividades econômicas, o turismo deve orientar-se segundo critérios seguros de preservação e conservação, tanto no que se refere ao patrimônio natural, quanto ao cultural. Assim no planejamento do turismo além de respeitar-se a legislação ambiental, expressa pela política nacional do “meio ambiente”, é indispensável o conhecimento da instrução normativa que estabelece critérios para elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA) e de relatórios de impacto ambiental (RIMA), (...) .

Nenhum comentário:

Powered By Blogger