Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

INTRODUÇÃO

A importância do turismo no litoral cearense tem crescido de forma tão expressiva que vem dando a esta atividade lugar de destaque na política geoeconômica do estado, vislumbrando-se como umas das atividades mais promissoras deste novo milênio. Porém, o turismo causa impactos sócio-ambientais muitas vezes negativos, principalmente nas pequenas comunidades, como é o caso da do povoado da Praia da Barra da Sucatinga, na parte central do litoral do município de Beberibe, onde muitas as pessoas estão mudando seu modo de vida para satisfazer os anseios dos visitantes e turistas.
Alguns turistas, as vezes não zelam o local que visitam, não respeitam a cultura dos residentes e acabam por causar impactos negativos na população fixa.
Ressaltamos que o turismo praticado na Praia da Barra da Sucatinga também causa impactos positivos, pois esta atividade ajuda a aquecer a economia do lugar, principalmente nos finais de semanas, feriados importantes e nas férias, onde dezenas de turistas e visitantes freqüentam os bares, as barracas e as mercearias. No entanto, para que as divisas econômicas provenientes do turismo se torne em efetivo desenvolvimento local é necessário um planejamento comunitário com participação do poder público, afim de definir que tipo de produto turístico ofertar e como esse produto turístico poderia provocar o desenvolvimento local.
O desenvolvimento local é hoje uma realidade que merece muita atenção por parte dos cientistas, dos políticos e das populações, pois os resultados tem se demonstrados muito positivos na perspectiva de solucionar problemas e aquecer economias locais.
Nessa perspectiva o turismo, se praticado de forma sustentável, pode ser um aliado forte na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, preservação do meio ambiente e valorização da cultura local.
Destacamos que o presente trabalho faz uma abordagem geográfica do turismo na localidade em estudo, pois essa atividade tem demonstrado uma força muito grande na organização espacial dos locais, fato observado na Barra da Sucatinga, onde o turismo já vem modificando a fisionomia original, surgindo espaço seletivos para o turismo como pousadas e restaurantes.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger