Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

3.2 O turismo sustentável e como ele pode ser desenvolvido na Barra da Sucatinga

Na busca por uma sociedade mais justa, que respeite o meio ambiente natural e busque a qualidade de vida aos seres humanos surge a idéia de desenvolvimento sustentável.
Um desenvolvimento que se volte à escola humana, ao ambiente social harmônico e à preservação ambiental. Nesse propósito não cabe o individualismo, e sim o coletivismo, o bem comum.
Assim, a comunidade da Praia da Barra da Sucatinga deve buscar o fortalecimento das organizações comunitárias, bem como a preparação para lidar com os conflitos e a conscientização da importância da preservação, conservação e recuperação ambiental.
Um exemplo de degradação ambiental é os arredores da Rua da Proafa, na qual observamos locais que funcionam como deposito de lixo. Isso demonstra uma falta de conscientização ambiental, sendo que a comunhão da coleta de lixo passa semanalmente na comunidade. Também demonstra um comodismo por parte das pessoas, em não se mobilizarem para resolver o problema, ou seja, falta mudança de ação, pré-requisito para se atingir o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável em escala de comunidade remete-nos ao conceito de desenvolvimento local, onde o bem estar da comunidade deve aparecer em primeiro lugar como a Barra da Sucatinga é uma comunidade do litoral, mais vulnerável às mudanças, fato que observamos na construção de empreendimentos externos à comunidade, como pousada e segundas residências, é necessário um planejamento das atitudes ligadas ao turismo. “A abertura das comunidades litorâneas ao turismo é uma tendência natural e irreversível. Quando o turismo é planejado para gerar o desenvolvimento local, ganham as comunidades e ganham os turistas” (Coriolano 1997, p.56).
O turismo no Barra da Sucatinga encontra-se em fase inicial, não atraindo grandes fluxos de turistas como é o caso de Morro Branco e Praia das Fontes, núcleos turísticos de Beberibe conhecidos nacional e internacionalmente. É comum a presença de visitantes, principalmente aos domingos, que chegam pela manhã e vão embora à tarde, os chamados pejorativamente de farofeiros. Porém, no presente trabalho é considerado turistas, pois praticam dois elementos básicos para que haja o turismo: a viagem e o lazer, mesmo que por um dia. Além do mais, na idéia de desenvolvimento local e sustentável só acontece com o fortalecimento cultural da comunidade.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger