Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

5 DEPOIMENTOS DA POPULAÇÃO LOCAL SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS À PERSPECTIVA TURÍSTICA

Na intenção de ouvir a opinião dos maiores interessadas na temática abordada neste trabalho, elaboramos alguns questionamentos direcionadas a algumas pessoas do local estudado. O primeiro questionamento realizado foi sobre a importância dos grandes empreendimentos turísticos (como o que pretende implantar o Grupo Carris, mencionado anteriormente) para o população; observando os impactos negativo e positivos desses projetos. Sobre isso um morador local fala:
Acredito que esses empreendimentos irão trazer sim, o desenvolvimento social da comunidade, Se não diretamente, será de forma indireta, pois, uma obra do porte em que se coloca esta, não chegará sem mexer com a estrutura existente. (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Outro fala:
Um empreendimento desses vai abrir vagas e novas oportunidades para algumas pessoas da comunidade local, sabendo-se que também vai depender muito da capacidade e grau de estudo da cada morador. Por outro lado, temos a plena consciência de que com empreendimentos de grande porte vai ter seu lado ruim, que é prejudicar o meio ambiente (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Os dois primeiros depoimentos veem com bons olhos a implantação de empreendimentos externos na comunidade, justificando, pois, que a infra-estrutura será “mexida” (para melhor) e que esses projetos trarão emprego. Porém no segundo depoimento, existe a preocupação com os danos que serão causados ao meio ambiente.
A terceira opinião sobre o assunto que será citada posteriormente, discorda com as duas primeiras opiniões:
Participei de um encontro com um dos grupos citados anteriormente (Grupo Carris), mas pelo que foi falado pelos empresários a comunidade tem poucas possibilidades de crescimento. Isso porque o empreendimento vais ser uma ambiente fechado com todos os atrativos para os turistas dentro do mesmo. Apesar de algumas pessoas nativas se favorecerem, na minha opinião a comunidade se beneficiará muito pouco.(Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Indagados sobre o que a comunidade da Barra da Sucatinga poderia fazer para aproveitar o potencial turístico que possui em prol do desenvolvimento local, alguns moradores, responderam:
“É preciso que a comunidade no geral seja mais organizada e não deixe os estrangeiros tomarem conta de tudo” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
A comunidade tem que mais do que nunca ser mais divulgada, tem que mostrar as potencialidades próprias da comunidade. Acredito também que falta o interesse do poder público que não faz nada para a nossa praia ser divulgada (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
“Buscar meios de divulgação de divulgação da comunidade na mídia, não só das belezas naturais, mas também de sua cultura, a partir daí fazer um trabalho de marketting local” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Perguntados sobre se o turismo na Barra da Sucatinga pode ser explorado de uma forma alternativa, onde o aspecto econômico é posto em segundo plano, sendo que o mais importante são a preservação do meio ambiente natural e a valorização da cultura local, responderam e justificaram da seguinte forma: “Sim; a comunidade da Barra da Sucatinga tem uma beleza natural muito grande, além da riqueza cultural que é bastante preservada pelos moradores mais antigos e repassados às novas gerações. Basta apenas um trabalho de reconhecimento desses valores” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Outro respondeu:
Com certeza; afinal, sem menosprezar as outras praias, nós temos uma muito bonita, e talentos muito bons, o que falta é interesse de algumas pessoas, principalmente à comunidade local se esforça mais para ser conhecida, e para melhor ser aproveitada (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Outros reforçam: “Sim; a cultura de um povo deve sempre ser preservada e respeitada. A Barra da Sucatinga tem cultura e um ambiente agradável. É preciso trabalhar a população para valorizar o meio ambiente” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009). “Gostaria muito de ver a comunidade bem desenvolvida, os jovens trabalhando aqui, mas também, que este desenvolvimento não viesse alterar o meio ambiente. Isso é quase impossível”(Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Questionados se concordam que a prática turística pode solucionar (ou minimizar) os problemas sociais da Barra da Sucatinga como o desemprego e a saída de jovens da comunidade para trabalharem em outros locais, alguns moradores responderam: “Não diria a solução, mas uma forma de diminuir o desemprego e em partes a saída dos jovens. Além de ser uma oportunidade para quem acredita nos potenciais turísticos da comunidade” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009). “O turismo não iria resolver todos os problemas, mas certamente iria ajudar bastante algumas pessoas que tem uma certa capacidade e realmente quer alguma coisa na vida” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Na perspectiva da comunidade gerenciar a sua própria atividade turística, com acontece na Prainha do Canto Verde, comunidade praiana do litoral de Beberibe, perguntamos para alguns moradores, se a Barra da Sucatinga está preparada para administrar a sua atividade turística, responderam: “Não; temos muitos jovens que precisam se profissionalizar para melhorar o atendimento aos turistas” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009). “ Ainda não precisamos ampliar e melhorar a qualidade dos nossos espaços, com também termos uma diversificação cultural mais ampla” (Morador da Barra da Sucatinga, agosto de 2009).
Todos esses depoimentos confirmam que muitos moradores da Barra da Sucatinga reconhecem o potencial turístico da comunidade e tem consciência de que a mesma precisa melhorar alguns aspectos como a qualificação para a atividade, só assim a comunidade se tornará um núcleo turístico competitivo no Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger